10 dúvidas que todo homem tem sobre seu pênis

O ponto aqui é que todo cara já teve pelo menos uma dessas dúvidas relacionadas ao pênis e você confere com a gente as principais delas.

Homem de cueca

Aposto com você que pelo menos uma dessas perguntas você já se fez, seja mentalmente, seja em voz alta, seja pro brother ou pra você mesmo. O ponto aqui é que todo cara já teve pelo menos uma dessas dúvidas relacionadas ao pênis e você confere com a gente as principais delas.

1 – Com o tempo, o pinto vai encolhendo?

Ele não deveria encolher. E, geralmente, não encolhe mesmo. A possibilidade é que, com a idade, a capacidade erétil possa piorar por conta de questões como: diabetes, hipertensão, má alimentação e cigarro. Se o motivo das disfunções eréteis acontecerem for médico pode ser por conta de problemas vasculares (de circulação sanguínea) ou de falta de sensibilidade nos nervos. Já as ereções serem prejudicadas por um trauma na região é uma possibilidade menos comum.

2 – Seu pênis fica menos flexível ao longo dos anos?

Bom, já que ele normalmente não encolhe, essa é uma outra dúvida que surge. Novamente voltamos para as câmaras de sangue que passam pelo seu pau.

Lembra dos corpos cavernosos? Eles são revestidos por uma camada firme chamada túnica albugínea. O colágeno que existe nessa camada vai ficando cada vez menos elástico. Ou seja, mesmo que ele não fique exatamente menor, acaba se tornando menos flexível.

3 – O que dá pra fazer para impedir as mudanças no pênis ao longo do tempo?

Você sabe a resposta. Mas seguir isso tudo que é a parte mais difícil. Manter um estilo de vida saudável, evitando problemas no colesterol, doenças vasculares ou cardíacas, hipertensão e diabetes fazem o sangue circular para o pinto.

4 – Quando é o momento de se preocupar com câncer de próstata ou de testículo?

A maior incidência de câncer testicular é entre os 15 e os 35 anos, sendo o que mais ataca homens mais jovens. Ele pode acontecer em qualquer idade, mas o pico é neste período onde os tecidos estão muito ativos por conta da produção constante de esperma. Quando isso ocorre da maneira errada, acontece o câncer no testículo.

Já o câncer de próstata é uma doença de homens mais velhos. O exame de toque é absolutamente necessário entre os 55 e 69 anos, a não ser que haja histórico na família. Homens negros precisam se preocupar ainda mais e, ao passar dos 40, já precisam fazer o check-up.

5 – E quanto aos caras mais novos que não querem ir ao médico?

Bom, não é como se fosse necessário ir todo ano fazer uma consulta como se já estivesse com seus 40 anos. Mas comer bem, fazer exercícios, cuidar da dieta, ter um sono balanceado e evitar estresse são algumas necessidades.

Ao mesmo tempo é bom tentar evitar alguns comportamentos mais arriscados, como sexo sem proteção, andar de skate ou mountain bike, que podem levar a um trauma no garoto. Sempre proteja os genitais quando for praticar esportes. Pode até ser engraçado ver alguém levando uma bolada no saco, mas a torcida é para que o cara esteja usando uma proteção.

6 – Esse negócio de bola murcha é um mito?

Não dá para saber de onde essa lenda urbana veio. Não é necessariamente verdade que o saco de caras mais velhos se torne mais murcho com o passar dos anos. É mais uma questão individual mesmo.

7 – A disfunção erétil é um prenúncio de coisas ruins que estão por vir?

O pênis pode ser visto como o pararraios do resto do corpo. Se você acaba ficando com alguma disfunção erétil, pode ser uma situação que demonstra uma predisposição a doenças cardíacas dentro de 10 anos.

Isso acontece porque dentro de seu garotão tem algumas veias. Se você está tendo problemas com elas, pode estar tendo problemas com as veias ao longo do corpo todo. Ou seja, vendo que seu pau não quer levantar quando convocado para a ação, é melhor tomar alguns cuidados. Mude o estilo de vida, cheque a pressão e veja se não está com diabetes.

8 – E os quilos a mais? O que acontece com o pênis quando se está obeso?

O pênis sai de um lugar chamado osso do púbis, que tem um ligamento que o mantém em seu lugar. Uma possibilidade real é de que a gordura corporal comece a encobrir o pobre do sarrafo.

Por mais que pareça estranho, isso é algo que pode acontecer com uma boa parcela da população, já que os índices de obesidade só aumentam. Tal situação pode dar a impressão de que o careca está diminuindo, o que pode ser a verdade sem a circulação sanguínea adequada por conta da obesidade.

9 – O que menos sangue faz com o seu pênis?

Se você não está tendo uma boa circulação sanguínea na broca, com sangue indo e voltando de lá ao longo do dia, as câmaras de passagem do seu pênis (conhecidos como corpo cavernoso) ficam menores. O que dá a impressão do picolé de carne ter ficado mais encolhido ou, até mesmo, realmente menor em tamanho.

10 – Como a testosterona e o dano nervoso atuam?

A testosterona diminui com a idade, o que afeta diretamente no psicológico. Ou seja, na libido.

Enquanto isso, danos nervosos atacam na questão da circulação. Homens que tiveram os nervos afetados, como pela remoção da próstata ou por diabetes, podem sentir as veias que abastecem o pênis danificadas. Se os nervos estão com problemas, a circulação sanguínea também é afetada.

Essas são algumas das dúvidas, mas temos certeza que vão surgir outras como “Meu pau pode quebrar?”, então, para ajudar nossa redação, mande aqui suas principais dúvidas protegidas pelo anonimato da internet e tenha elas respondidas na parte 2 desse artigo, que virá um dia aí.

 

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.