5 receitas com pinga em homenagem ao Dia da Cachaça

O dia da cachaça é 13 de setembro, mas dá pra comemorar todo dia

cachaça e comida

Pinga, cana, aguardente. A cachaça atende por muitos nomes, mas no fim das contas a gente sabe muito bem do que estamos falando. O destilado da cana-de-açúcar tipicamente nacional tem um gosto de Brasil como poucas outras coisas poderiam ter.

Tanto que a bebida tem até seu próprio dia. Nada mais justo! Desde 2009 comemoramos o dia 13 de setembro como Dia Nacional da Cachaça. Por conta disso, a gente separou uma receita de cada tipo envolvendo a caninha. Tem aperitivo, prato principal, sobremesa. Veja a lista e escolha qual você vai fazer (ou faça todas para uma refeição completa).

Pastel de pinga

Beber pede um aperitivo. O que você acha de um pastel tão bêbado quanto você te acompanhar nessa jornada?

pastel de pinga
Reprodução: Internet

O que você precisa:

– 500g de farinha de trigo

– 1 colher de chá de sal refinado

– 100ml de óleo

– 1/2 copo americano de água em temperatura ambiente

– 3 colheres de sopa de pinga

– 500ml de óleo para fritar

– 250g de muçarela ralada

Como fazer:

Divida a farinha em duas partes, a primeira metade da farinha (250g) vai em uma tigela grande e o restante é guardado para depois. Em seguida, coloque sal e pinga na mesma tigela e misture. Despeje os 100 ml óleo no copo com água, mexa bastante e acrescente a água com óleo na tigela da farinha. Misture tudo. Depois disso, vá colocando o restante da farinha até a massa ficar homogênea. Comece a sovar a massa com as mãos. Caso pareça necessário, acrescente mais farinha. O importante é a massa não ficar pegajosa para poder ser aberta com o rolo de macarrão mais tarde. Deixe descansar por 15 minutos e aproveite para tomar uma dose de cachaça enquanto isso.

Já chegou a hora de abrir a massa com o rolo. Faça isso em uma superfície limpa. Abra até ficar bem fininha e corte círculos de massa com um cortador ou com a ajuda de uma tampa de um pote. Acrescente uma colher de sopa da muçarela ralada em cada círculo. Para fechar o pastel, dobre ao meio a massa recheada e use um garfo para pressionar as bordas.

Chegou a hora de fritar: coloque óleo em uma frigideira grande, bote no fogo alto e deixe esquentar. Em seguida, coloque os pastéis para fritar. Quando uma das laterais ficar douradinha, é só virar o pastel com um escumadeira. Retire do óleo quente e coloque sobre um papel toalha em refratário. Está pronto seu aperitivo de cachaça, tá na hora de comer e beber a vontade.

Frango na cachaça com batatas douradas

Para prato principal, um frango bêbado pode ser uma ótima pedida.

frango na cachaça om batatas douradas
Reprodução: Internet

O que você precisa:

– 1kg de frango em pedaços

– 1 limão espremido

– Sal a gosto

– 4 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 cebola picada

– 3 dentes de alho picados

– 1 colher de sopa de páprica picante

– 2 xícaras chá de cachaça

– 500 gramas de batata

– 3 colheres sopa de manteiga

– 1/2 xícara chá de salsinha picada

Como fazer:

Use suco de limão e sal para temperar o frango. Aqueça o azeite em um frigideira para dourar o alho, a cebola, a páprica e o frango. Quando o frango já estiver macio, coloque a cachaça e deixe cozinhando até evaporar.

Cozinhe as batatas com sal até elas ficarem macias e as doure na manteiga para, em seguida, acrescentar salsa. Coloque as batatas junto com o frango em uma travessa. Prontinho, temos uma refeição rápida para acompanhar muita cachaça.

Arroz embriagado

Não é tão fã de frango? Veja outra receita de prato principal que vai provar que arroz e cachaça foram feitos um para o outro.

arroz embriagado
Reprodução: Internet

O que você precisa:

– 1/2kg de arroz

– 50 ml de cachaça

– 200g de cebola picada

– 50g de alho picado

– 1/2kg de músculo cozido na pressão desfiado

– 200ml de caldo de cozimento para o músculo (feito na receita)

– 1/2 abóbora cabochan cortada em cubos

– 100g de folhas de couve rasgadas na mão

– 1 talo de salsão

– 1 cenoura

– Pimenta biquinho

– Azeite

– Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Não se assuste com a lista de ingredientes, o modo de preparo é bem tranquilo. Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz e reserve.

Prepare o músculo temperando com sal e doure bem a carne na panela. Acrescente cebola e alho para refogar junto. Coloque 1/2 litro de água em uma panela de pressão e cozinhe por 25 minutos com a cenoura e o salsão. Retire e reserve o caldo. Em seguida, desfie o músculo e reserve também.

Você precisa preparar a abóbora e a couve. Corte a abóbora em cubos de 1cm e cozinhe na água por cinco minutos. Já a couve é refogada por um minuto com um dente de alho amassado e um filete de azeite. Agora é hora de finalizar. Coloque azeite em uma frigideira grande, acrescente o músculo e a cachaça para, em seguida, flambar até o álcool evaporar. Coloque o caldo do cozimento do músculo, o arroz e mexa bastante. Para fechar, coloque os cubos de abóbora e a couve rasgada. Decore o prato com a pimenta biquinho e ele está pronto.

Morangos bêbados

Que tal misturar uma das frutas mais afrodisíacas de todas com a nossa amada caninha? Com essa sobremesa, você e a gata vão estar já no grau para curtir o resto da noite bem!

morangos bebados
Reprodução: Internet

O que você precisa:

– 1 copo de morangos cortados ao meio

– 50 ml de cachaça

– 20 ml de vinagre

– 150 ml de água

– 1/2 xícara de chá de açúcar branco

– Suspiros

– Especiarias diversas (sugestões: pau de canela, bolinhas de pimenta jamaicana, estrela-de-anis, cravos)

Como fazer:

São poucos passos para embebedar o morango. Para começar, basta fazer um xarope misturando a água e o açúcar, enquanto você aquece as especiarias em uma frigideira para acrescentar ao xarope. Em seguida, adicione a cachaça e o vinagre e deixe esfriar.

Depois disso, basta acrescentar os morangos, fechar tudo em um saquinho Magic-Pack e deixar na geladeira por 24 horas. Para finalizar, basta colocar os suspiros em um copo para cobrir com os morangos e com o caldo logo antes de servir.

Caipirinha tradicional

Se estamos falando de receitas com cachaça, nada mais justo do que termos o drinque nacional mais conhecido mundo afora. A receita raiz.

caipirinha
Reprodução: Internet

O que precisa:

– 1 limão

– 1/2 colher de sopa de açúcar refinado

– Gelo

– 60ml de cachaça

Como fazer:

Corte as extremidades do limão e depois corte a fruta ao meio de cima para baixo. Tire a parte branda de dentro de cada metade do limão para não deixar a sua caipirinha amarga. Depois disso, corte cada metade em quatro partes.

Coloque os pedaços de limão no fundo do copo com a polpa para cima e polvilhe açúcar. Amasse tudo com um socador. Cubra com gelo, acrescente a cachaça, misture e sirva.

Curte uma cachaça? Então tome uma bela dose e deixe aqui nos comentários qual é a sua forma favorita de consumir a bebida que é a cara do Brasil.

Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.