Funciona? Conheça a nova ferramenta de namoro, Facebook Dating

A rede social está adicionando um baita recurso para os solteiros e solteiras de plantão

Funciona? Conheça a nova ferramenta de namoro, Facebook Dating

As estatísticas não mentem, o Facebook está em declínio. A rede social que encabeça uma das grandes empresas do Vale do Silício anda perdendo usuários há algum tempo. A gigante de tecnologia não quer deixar isso acontecer e criou um novo recurso de relacionamentos: Facebook Dating.

Sim, é isso mesmo que você leu! A partir de agora, o Facebook vai ter o seu próprio Tinder. É ou não é uma boa aposta da rede para atrair de volta seus usuários? Afinal, nada melhor que pegação para gerar interesse.

Saiba mais aqui como vai funcionar a nova ferramenta do Facebook, que veio para competir com o consolidado mercado de apps de namoro.

Como funciona o Facebook Dating

Disponível apenas para os dispositivos móveis, o Dating está entrando em ação. Após uma fase de testes, o recurso foi anunciado oficialmente no dia 30 de abril e é a grande novidade do Facebook para tentar atrair de volta os usuários.

As expectativas são grandes. Segundo Charmaine Hung, gerente de produto do Dating, a ideia é que ele se torne “o melhor local para começar um relacionamento online”.

Tenho interesse

Para usar o Dating, é necessário criar um novo perfil dentro do recurso, que já faz parte do seu app do Facebook. Eles são bem simples, com algumas informações básicas das pessoas.

Caso você queira iniciar uma conversa com alguém que te atraiu, basta clicar no ícone “Tenho interesse” e iniciar uma conversa. Fica a critério da outra pessoa continuar ou não com a interação.

Vale dizer que você só pode enviar mensagens de textos. Nada de fotos, vídeos ou links por enquanto, como medida de segurança.

Secreto e discreto

Além da necessidade de criar um novo perfil para usar o Dating, ele mostra algumas funcionalidades diferentes que o tornam bem discreto. Por exemplo, você não pode usar a mesma foto no seu perfil do Facebook e no Dating. Ou seja, não dá para reconhecer logo de cara. Fora que o perfil do Dating também conta apenas com o primeiro nome. Além disso, as atividades também não aparecem na timeline.

A opção de encontrar ou não os seus amigos do Facebook no Dating fica a seu critério também. “Conectar amigos poderia ser bom em razão da confiança, mas vimos que muitas pessoas não querem dar match com pessoas que conhecem“, explica Charmaine Hung.

Precisa baixar?

Na verdade, não. O Facebook Dating é habilitado para todos que estiverem com a versão mais nova do aplicativo em seus celulares.

Disponível apenas na versão mobile, você usa o recurso apenas no seu smartphone, seja ele Android ou iOS. Para verificar a disponibilidade, basta entrar no Google Play ou na Apple Store e ver se o app do Facebook está em sua versão mais recente.

Assim que estiver atualizado, basta abrir o gerenciador de tarefas do celular e fechar o Facebook caso ele esteja em execução. Feito isso, você pode reiniciar o aplicativo e começar a utilizar o Dating.

Aqui no Brasil?

Para quem estiver com o aplicativo do Facebook na sua versão mais nova, o recurso entra em ação em bem pouco tempo. Na verdade, o Dating já anda sendo testado desde de 2018 em diversos lugares no mundo.

Até então, apenas Argentina, Canadá, Colômbia, México e Tailândia tinham o serviço habilitado. Isso mesmo, nem os Estados Unidos estavam na lista exclusiva.

Mas na atualização, além do Brasil, outros 13 outros países também utilizarão a ferramenta de relacionamentos.

Para maiores

É +18! Outra coisa que a equipe do Facebook quis deixar bem clara no lançamento do Dating é que ele estará disponível apenas para maiores de idade. O que é ótimo, não é verdade? Nada de correr o riscos desnecessários.

Também no Instagram

Facebook, Instagram, Whatsapp. Todos eles são aplicativos hiper-populares, mas têm outra coisa em comum também: todos são da mesma empresa, a Facebook Inc.

Se você é um dos que migrou para o Instagram e está sentindo falta desse novo recurso de relacionamento, não se preocupe. Os planos é de que, em breve, o Dating também funcione nos outros aplicativos.

Igual ao Tinder?

Para dar certo, o Dating precisa apostar em novos recursos. Afinal, o mercado de aplicativos de relacionamento é bem forte. O Tinder e o Happn logo vêm à cabeça, mas os concorrentes não param por aí. Há o OkCupid, o Bumble, o Grindr, o Badoo, entre tantos outros.

Para competir, o que a nova ferramenta do Facebook traz é uma lista exclusiva de “crushs secretos”. Além das mensagens liberadas para quem você marcar o “Tenho interesse”, há também essa lista especial em especial no qual você pode marcar as gatas que já são suas amigas na rede. Caso o match seja recíproco, vocês também podem iniciar uma conversa. Caso não, vida que segue e ninguém fica sabendo.

Leia também: Além do Tinder: 10 aplicativos para você arranjar mais contatinhos

Bloqueio preventivo

A ferramenta, inclusive, já foi anunciada com uma melhoria que entra em ação em breve. Se houver uma certa pessoa por aí com a qual você não queira trocar ideia, entrará em ação no recurso a possibilidade de não permitir a combinação.

Por exemplo, digamos que tenha uma certa ex por lá ou uma “figurinha repetida não completa álbum”, você pode bloquear preventivamente o match. Ou seja, nada de perder tempo com alguém que você não queira nada.

Gostou da novidade do Facebook? Está esperando para ver como o novo recurso funciona? Conte pra gente quais são as suas expectativas quanto ao Facebook Dating.