Formas de se prevenir e se divertir no Novembro Azul

Nem toda conscientização precisa ser chata

Chegou novembro. Pois é, mais um ano já está quase no finalzinho. Você já até vê os enfeites de natal nas lojas, nos shoppings e por aí afora. Mas esse não é o único efeito da chegada do mês. Na verdade, estamos aqui para falar de uma outra coisa: estamos no Novembro Azul, o mês dos homens. Ou melhor, o mês dos homens entenderem os cuidados que precisam ter.

O complicado disso é que, na maioria das vezes, campanhas de conscientização são um baita pé-no-saco. Ninguém liga tanto assim e acaba perdendo a atenção. E é bem aí que entra o diferencial do Movember/Novembro Azul, ele sempre foi feito de um jeito bem mais divertido do que a maioria das outras coisas do tipo.

Quer saber como? Então cola aqui com a gente.

Relembrando rapidinho o que é

Caso você ainda esteja um pouco perdido, vamos a uma breve explicação sobre o que é o Novembro Azul. Você já deve ter percebido que os últimos meses andam cheios de cores, certo? Depois do Setembro Amarelo e do Outubro Rosa é a hora do Novembro Azul, conhecido internacionalmente como Movember.

O Novembro Azul/Movember começou no início da década de 2000 como uma campanha em que homens deixavam seus bigodes crescerem para conscientizar outros homens sobre o câncer de próstata. Ao longo dos anos, a campanha foi crescendo e as bandeiras também. Hoje a ideia é informar também sobre dois outros problemas, além do câncer de próstata: o câncer testicular e o suicídio. Quer uma explicação completa? Então clique aqui e veja nosso artigo sobre o assunto.

Deixar a barba/o bigode crescer

Passando as explicações necessárias, chegou a hora de começar a ver o que o Novembro Azul pode oferecer. Então vamos logo à raiz do movimento. Sempre quis deixar uma barba ou um bigode crescer, mas nunca rolou porque alguém foi contra? Finalmente você pode fazer a sua vontade e tem uma excelente desculpa para isso.

Deixar os pelos faciais crescerem foi exatamente o que deu início a toda a parada. O fato é que os homens estão enfrentando uma enorme crise de saúde que ninguém fala sobre. Deixar o seu bigode e incentivar quem está ao seu redor a fazer o mesmo pode ser uma boa ideia por conta disso. Afinal, o bigode que aparece sempre provoca um assunto e você pode aproveitar a chance para explicar sobre o Movember/Novembro Azul para quem te perguntou sobre o seu novo adorno facial. Além de, é claro, curtir a pira de ter algo tão diferenciado nos dias de hoje.

Trocar uma ideia com os amigos

Uma das grandes essências masculinas está em chamar os amigos para trocar uma ideia. Seja na mesa do restaurante, na mesa do bar ou na rodinha da galera, nada é tão corriqueiro quanto juntar uma galera e bater aquele papo. Fora que a atividade sempre é divertidíssima também. Bom, então essa é a hora de colocar a diversão em favor de algo maior também.

É simples, basta mandar um “po, cara, você tá sabendo dessa parada de Novembro Azul?” na próxima vez que estiver com a galera. É a chance de falar sobre como um bigode ou uma barba pode ser importante e como evitar que homens se vão cedo demais por falta de prevenção.

Que tal uma corridinha?

Aqui o bigode tem a chance de ser um fator dominante e talvez seja um acessório essencial no seu equipamento. Bom, imagina um cara de bigode correndo ao redor da vizinhança? Pois é, ele com certeza ia chamar a atenção. Então que a ideia seja chamar a atenção para a coisa certa. 

O próprio site do Movember incentiva essa atitude. Com a ideia de conscientizar sobre uma das três maiores causas, o suicídio masculino, a ideia é fazer as pessoas se movimentarem. Então fica aí o desafio, correr 60 km ao longo do mês inteiro. Além disso, fazer um exercício desses vai liberar bastante endorfina e garantir a diversão.

Cuidando do que é seu

Se você achou que o Novembro Azul não contava com um autoexame, se enganou. Calma, nada a ver com a próstata aqui. O autoexame é nos testículos e tem a ideia de prevenir o câncer testicular. Bom, conhecer o próprio corpo tende a ser divertido, não é mesmo?

Então saiba que é muito simples se examinar, basta tocar na área. Fique atento a estes alertas:

  • Inchaço ou um caroço em um testículo (geralmente sem dor)
  • Sentimento de peso no escroto
  • Mudança de tamanho ou formato dos testículos
  • Dores no abdome inferior ou virilha
  • Um acúmulo repentino de fluído no escroto
  • Dor ou desconforto em um testículo ou no escroto

Caso apresente algum desses sintomas, marque um exame para garantir que não é nada. Caso esteja tudo de boa, então apenas aproveite a diversão.

Fazendo o bem

Fazer o bem às pessoas é gratificante. Por mais que não seja fácil, o sentimento que fica é gostoso demais. Então faça o bem a outros homens. Seja com doações ou seja marcando visitas e doando seu tempo a outras pessoas.

Marque um check-up

Tá bom, ir ao médico pode ser a parte mais chata para a maioria dos homens e é exatamente o que a campanha quer promover. Mas a ideia aqui é subverter a ideia de que fazer uma consulta é chato. Quer um bom exemplo de como? Basta ver o quanto de histórias engraçadas acontecem em uma sala de espera de um consultório. Vá preparado para se divertir e, de repente, as coisas mudam de figura.

Já sabe como curtir sem medo o novembro azul? Então conte pra gente quais dessas dicas você vai aplicar ao longo do mês.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.