Gosta de café e quer impressionar? Aprenda com a gente

O nobre grão serve tanto para saborear quanto para conquistar

“Vamos tomar um café?”. Essa frase é sempre uma excelente alternativa na hora de chamar a gata para sair., afinal, nem todo mundo curte bebidas alcoólicas e a sua pretendida pode acabar não querendo sair para “tomar uma”.

Enquanto isso a bebida quente feita a partir do grão é aceita por grande parte das pessoas e pode trazer um bom tópico para interação. Ainda mais se você estiver sabendo bastante sobre o café.

Até porque, assim como existe o sommelier para vinhos e cervejas, existe também o barista. Não, o barista não é apenas a pessoa que trabalha numa cafeteria, ele é, na verdade, o especialista em café.

Se você quer aprender umas técnicas dessa especialidade para no próximo encontro demonstrar bastante conhecimento e impressionar algum contatinho, chega mais. Aqui temos dicas de como treinar o seu paladar e vai conhecer alguns grãos.

Como começar?

Tal qual os outros sommeliers, o especialista em café também vai começar pelo aroma da bebida. Antes de começar a beber, a dica é sentir bem o cheiro e buscar por notas aromáticas. A nossa memória olfativa é sempre muito boa e sentir o bom odor que exala do café é o primeiro passo para saboreá-lo.

Conhecendo cheiros de algumas frutas, amendoim, mel e chocolate, você já consegue dizer a qual alimento esse café remete a você causar uma excelente impressão. Como o café pode ser produzido em conjunto com alguma outra coisa, há grandes chances de você acertar ainda.

Sem açúcar

Tendo isso em vista, é bom falarmos sobre o seguinte tópico: o primeiro gole do café DEVE ser sem açúcar. Isso serve para treinar o paladar e para entender um pouco mais dos sabores sem que eles sejam obstruídos pelo doce. 

Depois de degustar, caso queira, pode até colocar açúcar. Não há nada de errado. Mas o importante é conseguir notar o café e com ele adoçado é bem mais difícil. Afinal, cada parte da língua corresponde a um certo sabor. O doce está lá na frente e, se ele é ativado antes, pode ser que você perca a chance de sentir os outros sabores.

Corpo do café

Essa é matadora para demonstrar conhecimento e bem fácil de aplicar na conquista. Um café encorpado é aquele que deixa um gosto na boca por mais tempo. Um café de corpo baixo é aquele que logo sai da boca. Decorou? Então já pode usar.

Notas de sabor

Existem 8 notas básicas de sabor: 1. assado, 2. especiarias, 3. nozes/cacau, 4. doce, 5. floral, 6. frutado, 7. fermentado e 8. vegetal. Claro, elas se subdividem infinitamente. Mas decorando algumas delas você já tem a referência de o que dizer ao tomar o seu bom café.

Saiba alguns tipos

Para fechar, as diferenças do café não estão apenas na preparação (coado ou expresso), no como ele é servido (doppio, moccha, americano…) ou no sabor (floral, frutado, fermentado…). Diferentes grãos de café trazem diferentes paladares. Sendo assim, nada melhor do que conhecer alguns grãos também. Veja os grãos especiais mais famosos:

– Bourbon: Uma das variedades de grão mais famosas do mundo. Com aroma forte, além de notas ácidas e achocolatadas, ele é fácil de reconhecer e de gostar.

– Catuaí: Café 100% brasileiro, ele é um dos mais utilizados e vendidos em cafeterias por aqui. O nome vem do tupi e significa “muito gostoso”.

– Café Kona: O MELHOR CAFÉ DO MUNDO! Ao menos é o que dizem alguns dos apaixonados. Produzido nos vulcões do Havaí, ele também é um dos mais caros.

– Acaiá: responsável por um café suave, de sabor achocolatado e mais sofisticado.

Já tá sabendo todo o básico sobre esse mundo fantástico do café e tem uma ideia de como impressionar a gata em um rolê à base de cafeína? Então coloque os seus conhecimentos em prática e nos conte aqui o você pretende fazer.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.