Os efeitos positivos e negativos da testosterona no corpo do homem

Saiba como funciona o principal hormônio sexual masculino

testosterona

O fato é que boa parte dos homens não conhecem o que afeta diretamente o próprio corpo e muito se ouve falar em testosterona, mas normalmente pouco se sabe sobre ela.

Ela é sempre muito ligada à virilidade masculina — e existe um motivo para isso. Se você quer saber mais sobre o hormônio e como ele pode influenciar diretamente no seu corpo, fique aqui com a gente.

Leia tudo sobre o que é, quais são os benefícios e quais são os malefícios da testosterona para o homem.

O que é a tal da testosterona?

Antes de falarmos sobre os pontos positivos e negativos da testosterona, é bom entender melhor o que é ela. Na verdade, quando falamos de testosterona podemos estar falando de duas coisas bem distintas.

A primeira delas seria o próprio hormônio masculino natural do corpo humano e responsável por, entre tantas coisas, regular as questões sexuais. Desempenhando papel fundamental nos tecidos reprodutivos dos testículos e da próstata.

Além disso, ela também pode ser analisada como esteroide anabolizante. Ou seja, por outro lado ela também contribui com o aumento da massa muscular, crescimento e maturação dos ossos, além de crescimento dos pelos corporais.

O fato é que a testosterona está envolvida na saúde e no bem-estar. Nem por isso, ela deixa de estar envolvida também em malefícios e em outros benefícios para o seu corpo.

Cuidado

A testosterona é produzida de maneira natural pelo seu corpo. Porém, há também reguladores do hormônio que podem ser consumidos em forma de medicamentos.

Mas é importantíssimo saber que só se pode tomá-los a partir de recomendação médica e eles podem ter efeitos colaterais altamente indesejáveis.

Efeito na libido

Hormônio sexual que é, a testosterona atua ativamente na libido masculina. Altos níveis de testosterona estão muito ligados a aumento no desejo sexual, redução de fadiga e no próprio prazer de mandar ver.

Métodos naturais de aumento na testosterona

Como a medicação só deve ocorrer através de uma consulta com especialistas, existem métodos naturais que fazem com que o seu corpo produza mais testosterona e regule os níveis do hormônio.

Todos eles muito simples, pelo menos na teoria. Basta dormir bem, evitar estresse, não consumir bebidas alcoólicas, fazer exercícios de levantamento de peso e comer bastante proteína. E aí, será que rola para você?

Massa muscular

Graças ao efeito esteroide da substância, a testosterona age ativamente no aumento da massa muscular e na redução da gordura. Um baita benefício, não é mesmo?

Queda de cabelo

Níveis de testosterona equilibrados ajudam a não perder os fios. Só que basta ela estar muito baixa ou muito alta para a cabeleira começar a cair. Ainda mais se você tiver uma predisposição genética para isso.

Mudanças de humor

Equilíbrio ainda é a peça-chave aqui. Principalmente nos níveis de testosterona. Se as taxas estiverem muito altas, a chance de ficar agressivo é grande. Muito baixas, a fadiga e a depressão podem bater firme. Quando está tudo certinho, o seu humor vai agradecer bastante.

Problemas na próstata

Índices muito altos de testosterona, geralmente os alcançados por medicamentos sem acompanhamento médico, causam enormes malefícios. O principal deles? Câncer de próstata.

Já ouviu falar de ginecomastia?

Mais um dos problemas com o excesso de testosterona é o problema conhecido como ginecomastia. Já ouviu falar sobre isso? Se trata do crescimento anormal das mamas causado por níveis do hormônio muito acima do recomendado. Mas não ache que isso acontece apenas com mulheres. Esse aumento dos peitos acontece, sim, com homens, é um problema seríssimo e pode até ocasionar em doenças mais graves.
Outros malefícios

A lista de malefícios da testosterona em excesso não param por aí. Mais alguns dos problemas comuns são: infertilidade, atrofia dos testículos, doenças no fígado, retenção de líquidos e apneia do sono.

Então, é bom manter os níveis equilibrados e ficar sempre atento à saúde.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.