Privacidade violada: cuidado com os apps espiões

Os aplicativos espiões estão cada vez mais populares no Brasil

Uma grande denúncia feita pelo Fantástico trouxe a tona um assunto que tem crescido muito no Brasil nos últimos anos: a falta de confiança e a invasão de privacidade aliados em um só aplicativo para smarphones.

Esses são os apps espiões e a confusão que estão criando é grande, até porque, no último ano, foram mais de 220% de downloads desse tipo de app, então, já dá pra imaginar como as coisas andam entre os casais.

Mas, afinal, o que são esses aplicativos espião? Vem que a gente te explica tudo, inclusive como se proteger deles.

Falta de privacidade: app espião

Conseguir espionar o parceiro pode ser meio perturbador, não é mesmo? Assim, o app espião possibilita que você tenha acesso às mensagens recebidas, as fotos da galeria e a visualização das chamadas realizadas.

Mas o app não fica apenas nessas funções mais básicas de um stalker, porque é possível também tirar fotos e até mesmo enviar mensagens. Para alguns essas vantagens são assustadoras até porque ele atua como um verdadeiro detetive particular e ninguém merece ter a privacidade invadida assim. 

Cada vez mais popular no Brasil

Com o uso constante de celulares pelos brasileiros não foi muito difícil que o app espião se difundisse. Hoje em dia o Brasil é o terceiro país que mais usa essa função para espionar uma outra pessoa, perde apenas para a Rússia e a Índia. Então a chance de o seu celular estar sendo monitorado por outra pessoa é bem grande. 

Como saber se você está sendo espionado

Agora que você já sabe como funciona o app espião, pode surgir a dúvida se o seu celular está sendo alvo de espionagem. Mas não é muito difícil descobrir se isso está ocorrendo com você no momento e também é possível desinstalar o aplicativo.

O primeiro passo a ser tomado é revisar com frequência quais aplicativos estão instalados no seu celular. Caso você encontre algo estranho, desinstale na hora, pois pode ser o app espião. Outro passo a ser tomado é encerrar as sessões ativas do WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais, porque assim a pessoa que tiver te monitorando perderá o acesso.

Se todas essas opções não te deixarem tranquilo ainda é possível restaurar as configurações de fábrica do seu aparelho. Com ele zerado será improvável que o seu aparelho esteja sendo monitorado

Alguns dos apps de espionagem mais populares

Não dá para negar que até há uma curiosidade para saber como espionar o celular do parceiro, ainda mais agora que você sabe mais sobre o funcionamento de um app espião. Para seu maior conhecimento saiba que os melhores apps relacionados a espionagem são:

O XNSPY é o que mais se destaca e possibilita o acesso a mensagens de texto, redes sociais, e-mails, além de oferecer a localização em tempo real. Outra opção é o Spyzie que recupera muitas informações sobre o outro celular, além de te dar acesso a gravação de chamadas e até mesmo do ambiente. 

Esses dois são aplicativos bem completos, mas caso você queira uma terceira opção a saída é recorrer ao Flexispy. Ele te mostrará o histórico de navegação e até mesmo o que a pessoa está digitando no momento.

Cuidados ao usar o app espião

A ideia de espionar o outro pode ser bem chamativa, porém é necessário ter cautela. É importante pontuar que o ato de de espionar o outro é entendida como um crime. De acordo com o Código Penal Brasileiro essa ação se enquadra como uma invasão informática.

Assim, caso você seja pego e denunciado a pena é de três meses a um ano, sem contar que ainda será preciso pagar uma multa para a pessoa que se sinta prejudicada.

Será que o app espião que é o problema?

O uso de um aplicativo para cuidar da vida da outra pessoa já gerou muitos debates e está longe de ter um fim. Porém, a discussão vai muito mais além do que a utilização do app espião.

É importante notar que o momento no qual você decide visualizar as mensagens do outro é porque há uma falta de confiança e até mesmo uma falta de consideração entre o casal. Dessa forma, é necessário pensar duas vezes quando for querer descobrir o que o parceiro faz ou deixa de fazer. 

Está querendo espionar alguém? Está com medo de ser espionado? Então conte pra gente o que você acha da popularização dos apps espiões nos comentários.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.