Saiba o que o Bomis tem a ver com a Wikipedia

Do entretenimento adulto para a maior enciclopédia do mundo, uma história que envolve perguntas, gatas e a bolha

Bomis - wikpedia

Quem vê a Wikipedia hoje, toda meninona e com cada vez mais reconhecimento, mal pode imaginar que ela tem um passado escondido. Tá bom, nem tão escondido assim. Mas, com certeza, pouca gente sabe esse histórico que relaciona o Bomis diretamente à Wikipedia.

Se você está curioso e começando a se perguntar várias coisas, pode ficar tranquilo que abaixo damos algumas respostas.

O que era o Bomis?

Quando o mato ainda tomava conta da rede e havia muito a ser desbravado, o Bomis chegou a ser conhecido como “a Playboy da internet”. Isso porque o site, fundado em 1996, tinha um catálogo variado de assuntos, como Esportes, Entretenimento, Ficção Científica e, é claro, Adulto[!].

(Vale dizer, que ele foi mencionado como uma das maiores fontes de informação para o Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma)

star wars

Seu negócio inicial se tratava de venda de anúncios. Algo que mudou um pouco ao longo do tempo, já que parte do conteúdo pelo qual a galera mais acessava o Bomis se tornou exclusivo — e, por conta disso, pago.

O eventual crescimento do site, em conjunto com a bolha ponto com e o dinheiro que veio por conta, foram o que tornou, eventualmente, possível a criação da Wikipedia.

O que foi a “bolha ponto com”?

Houve um mundo no qual não havia internet. Hoje, há o nosso mundo. No meio do caminho, aconteceu o fenômeno da bolha da internet. As empresas de tecnologia, principalmente as ligadas à rede, tiveram uma forte alta nas ações.

bolha

Sendo assim, quem estava no meio da bolha não tinha do que reclamar.

O que foram as Bomis Babes, os Babe Reports e o Bomis Premium?

Para quem não manja muito do inglês, de repente é bom explicar. Babe é uma gíria que pode ser nosso equivalente para gata. Se o site era a Playboy da internet, as babes seriam suas coelhinhas. Ou, ao menos, como o site indicava o conteúdo que envolvia mulheres sexies.

coelhinhas

Já os Baby Reports começaram como uma subseção do anterior, mas que ia um pouco mais a fundo. O conteúdo apresentado era de estrelas pornô mesmo, em formato de blog.

Outra ferramenta interessante que o site chegou a lançar foi o Babe Engine, uma espécie de Google da putaria — mas em tempos em que o site ainda não era uma empresa trilhardária.

Já o Premium, como o próprio nome indica era uma área de acesso a conteúdo pago. Quem bem se lembra, até a famosíssima Silvia Saint chegou a ser uma das Bomis Babes que você podia ver por lá. Esse era o local onde finalmente rolava de ver um negócio mais explícito.

Mas, no final das contas, o que que isso tudo tem a ver com a Wikipedia?

Em resumo, os três sócios do antigo Bomis se tornaram os membros-fundadores da Wikipedia, talvez até antecipando o estouro da bolha e numa tentativa de diversificar os negócios.

Inclusive, com um deles sendo uma cara que você bem conhece se precisou verificar algum artigo recentemente. Se trata de Jimmy Wales. Aquele ruivo que fica pedindo dinheiro e faz você se sentir mal enquanto está navegando entre os hábitos alimentares de um porquinho da índia e o time campeão do campeonato acreano de 1986.

bomis

Enquanto os outros são Tim Shell e Michael David. Tim Shell tem uma história menos escusa. Tudo que pode ser dito é que ele se demitiu da Wikipedia em 2006. Michael, por outro lado, já é uma figura mais controversa. Chega a ser difícil levantar informações sobre ele. Mas a certeza é que o cara teve problemas legais nos últimos anos.

E o Bomis ainda existe?

Infelizmente o velho site faz parte do passado. Segundo o próprio Wales, “ele sumiu com o por do Sol. Após pararmos de mantê-lo de maneira ativa, o tráfego estagnou e eventualmente caiu”. “Não fazia mais sentido mantê-lo no ar”.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.