Será que a traição pode fazer bem a um relacionamento?

Pode parecer inacreditável para muitos, mas tem especialista dizendo que sim

Em um bom português, ninguém quer levar um par de chifres, mas o pior de uma situação assim nem sempre é apenas saber que o seu par esteve envolvido com outra pessoa. O motivo por trás de uma pulada de cerca que realmente leva ao término. Sim, pode não ser nada fácil superar algo do gênero e a infidelidade pode fazer uma relação chegar ao fim mesmo. 

Mas hoje em dia já há quem questione até mesmo o grande tabu de que uma traição deve ser o ponto final de um relacionamento. Não só isso, há quem diga que talvez uma traição pode fazer bem a ele. Você leu certinho, tem uma especialista em relacionamento que defende a possibilidade de um caso de infidelidade fazer bem a um casal.

Tá que isso pode fugir muito ao padrão a que estamos acostumados, até por isso um pensamento tão divergente assim gera tanta curiosidade. Então, hoje vamos entender como e porque uma traição pode ajudar a fortalecer certos laços românticos.

Com a palavra, a especialista

A polêmica opinião é trazida pela especialista australiana Matty Silver. Ela é terapeuta sexual em Sydney e defende que uma simples pulada de cerca não precisa significar diretamente o fim de um relacionamento. Na verdade, pelo contrário, um ato de traição pode ser o gatilho para que o laço entre os parceiros seja ainda mais forte. Uma opinião bem controversa, não é mesmo?

Mas ela explica: “Começar a entender um caso [de infidelidade] e como ele aconteceu pode trazer clareza [aos problemas da relação], além de dar respostas a muitas questões que o casal ainda não tinha respostas”. “Isso não é sobre culpar alguém, mas é uma oportunidade de desconstruir o caso e descobrir qual é a raiz da infidelidade para poder decidir como o relacionamento pode seguir em frente”.

Ela ainda complementa encorajando os casais a ser mais tolerantes com casos de traição, dizendo que na Europa as taxas de divórcio são menores por conta dessas atitudes mais compreensivas.

Tá aí uma forma bem diferente de se ver toda essa situação. Mas você já parou para pensar que tem alguns motivos que podem fazer a traição ser benéfica a um relacionamento? Vamos a alguns deles então.

Hora de repensar a relação

Mesmo os casais mais tolerantes vão acabar em um ponto em que o relacionamento precisa ser discutido e pensado ao se deparar com uma traição. Caso não seja o fim da relação, é uma oportunidade de fortalecer os laços, entender tudo o que estava dando errado e fazer dar certo.

Oportunidade de um relacionamento aberto

Existe um grande número de maneiras de se ter uma relação amorosa e a monogâmica é apenas uma delas. De repente, esse casal que passa por uma traição está diante da necessidade de abrir essas fronteiras e ter um tipo de relacionamento diferenciado.

Definindo limites 

A falta de comunicação é uma das coisas que mais pode atrapalhar um casal. De repente, a traição era algo que estava dentro de algo aceitável entre os limites do par, enquanto outras atitudes não estão. Então um caso é o momento de estabelecer os limites do que ambas as partes aceitam ou não enquanto estiverem juntas.

Percebendo o fim

Como a traição significa o fim de muitos relacionamentos, superar um caso de infidelidade é uma oportunidade de perceber que tudo pode chegar ao final. Sendo assim, após discutir e redefinir os limites do que pode e do que não se pode fazer entre o casal, também é possível entender que tudo pode acabar quando se toma a atitude errada. Sendo assim, a traição também se torna um bom motivo para ficar esperto e entender o que se está deixando de lado ao terminar tudo.

Vale dizer

Ninguém está dizendo aqui para você sair traindo com o pretexto de melhorar o seu relacionamento. O fato é que nem sempre a traição vai fazer bem. Isso acontece muito por conta da nossa cultura e das nossas tradições mais enraizadas.

Pular a cerca acaba sendo visto como uma das coisas mais inaceitáveis para muitas pessoas que estão em um relacionamento. O importante é ter em mente essa nova informação dada pela terapeuta Matty Silver, de que por vezes a relação pode melhorar após uma traição.

E aí, já traiu ou foi traído? Isso foi contornado e melhorou a relação ou foi o gatilho para o fim dela? Conte um pouco pra gente a sua opinião sobre esse assunto tão polêmico.

Avatar
Sexo, mulheres, vídeos e ensaios eróticos! Isso e muito mais do universo masculino com aquela pitada de humor, sacanagem e informação.